quinta-feira, 27 de agosto de 2015

É preciso planejar

A alta do dólar e a queda do PIB são dois índices importantes que afetam os negócios. Para driblar a situação atual é preciso ter maturidade e muita criatividade, além de manter a disposição, caso contrário o que já está ruim, tende a ficar pior.

Algumas dicas podem ajudar no planejamento de ações:
1) Custos: não faça cortes sem avaliação prévia. Algumas dessas ações podem interferir diretamente na produtividade e o que era pra ser uma solução, torna-se outro problema já que isso pode afetar a satisfação do seu cliente.
2) Unir forças: não se chega a lugar nenhum sozinho. Empresas são feitas de pessoas. Nesses momentos o importante é envolver os colaboradores, independentemente do nível na hierarquia. Não é raro encontrar boas ideais de quem executa as atividades no dia a dia.
3) Fornecedores: uma das alternativas é também buscar uma melhor negociação com seus fornecedores. Aqui é uma via de mão de dupla. Melhores prazos de pagamento, descontos na compra em lotes entre outros. Se a dificuldade chegou para todos eles também precisam muito dos compradores.
4) Redução de consumo: água, energia, papel, telefonia precisam ser estudadas. Mas sempre faça a seguinte pergunta “dá pra reduzir sem afetar as vendas?”.
5) Atendimento: Nem pense em reduzir o percentual da comissão dos vendedores, por exemplo. A demanda não está aquecida e é justamente nesse momento que se precisa ainda mais deles. Quem atender melhor certamente tem mais chances.





Estar preparado é o que fará diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário